Segurança Eletrônica para Condomínios

Em Segurança é muito importante a qualidade dos equipamentos

Cidades de todo o país registram diariamente casos de invasão e arrastões em casas e edifícios. Por isso, um sistema de segurança em condomínios torna-se indispensável para tentar minimizar a violência.

Investir em equipamentos de segurança para condomínios é uma alternativa que ajuda a monitorar e controlar o acesso de pessoas. Câmeras, Porteiros Eletrônicos, Iluminação, Cercas Elétricas, Alarmes, Sensores, Controles de Acesso e outros dispositivos são algumas opções disponíveis no mercado.

Mas, antes de escolher em quais equipamentos investir, é preciso ter como norma: 

1) adquirir equipamentos de qualidade, 

2) escolher uma empresa instaladora com experiência e com profissionais idôneos. Outro ponto que podemos destacar é a possibilidade de montar todo o sistema de segurança com uma única empresa. Com um único suporte técnico. 

Vemos com frequência dois erros: Sistemas de Câmeras com equipamentos de diversos fabricantes. Onde coexiste no mesmo sistema: Câmeras, DVR, fontes, nobleak, balum de vídeos, conectores, etc. de diversos fabricantes. Evidentemente esta diversidade não contribui para a qualidade do Sistema de segurança.

O mesmo se observa nos sistemas de Automatização dos portões das garagens, sistemas de alarme e interfones do prédio. 

O sistema de segurança instalado por empresas diferentes, onde uma empresa instalou o sistema de câmeras, outra o sistema de interfones, outra o sistema de automação dos portões das garagens e tudo com equipamentos de fabricantes diversos.

Uma dica: Ao implantar um sistema de Alarme, Câmeras de Segurança, Controle de Acesso, Fechaduras Elétricas e Interfones, uma boa escolha hoje é a Intelbras. Ao instalar Sistemas para Automatização de Portões de Garagem, aqui no Rio de Janeiro, uma boa escolha de equipamentos é a SEG e Peccinin.

Imaginem a dificuldade para se manter o funcionamento perfeito de um sistema de segurança, onde cada parte do sistema (equipamento) foi fabricado por uma empresa diferente e instalado por profissionais diferentes, sem nenhum planejamento. Pelo exposto acima, nem sempre a opção mais barata será a melhor escolha.

Algumas marcas menos conhecidas e importadas ganharam mercado nestes últimos anos ao oferecer equipamentos com preços mais baixos que as opções nacionais. Mas, neste caso, não será possível contar com suporte técnico nem ter garantias de qualidade dos produtos.

Da mesma forma como se busca em primeiro lugar a qualidade dos equipamentos, e ao se fazer a compra, não se pensa apenas no preço como principal parâmetro, a mão de obra para instalar o sistema de segurança não devia ser escolhida tendo como principal parâmetro também o preço cobrado pelo profissional.

Bons profissionais não necessitam barganhar o preço de seus serviços, a ponto de se igualar a profissionais sem experiência, conhecimento técnico e responsabilidade profissional. Se um profissional entra no jogo de baixar e baixar o preço de seus serviços. Suspeite! Pode não ser tão bom profissional como apregoa.

Tipos de equipamentos para segurança em condomínios. Hoje há uma série de itens que ajudam a aumentar a segurança em condomínios.

A fonte de alimentação pode queimar a câmera de segurança.

Quando a fonte de alimentação de uma câmera se queima devido a sobre tensão na rede elétrica, muitas vezes, a câmera ligada a ela se queima também.


Por que isto acontece? Porque as fontes de alimentação de câmeras de segurança têm parâmetros de tolerância na tensão que pode receber na sua entrada. (veja foto abaixo).



A entrada de tensão de uma fonte pode suportar uma variação de tensão entre 100 V. a 240 V. (corrente alternada). Isto é: se a tensão na entrada da fonte variar para baixo ou para cima, mas permanecer dentro deste parâmetro, a fonte entrega na sua saída os 12 Vdc (corrente contínua) necessário para alimentar a câmera.

Na rede de energia elétrica tem variações de tensão muito acentuadas. Com declínio de tensão abaixo dos 100 V. e com picos de tensão muito, muito acima dos 240 V.

Se a tensão da rede subir acima de 240 V. , mesmo que seja por uma fração de segundos, os chamados picos de tensão, a fonte de alimentação pode se queimar e entrar em curto. Neste caso na sua saída a fonte não vai entregar apenas os 12 Vdc., mas toda a tensão da rede elétrica local (110 V. ou 220 V.). Isto faz a câmera se queimar instantaneamente e de forma irrecuperável.

O que fazer para minimizar esta situação? Uma dica é ligar todas as fontes de alimentação das câmeras em um filtro de linha e depois ligar este filtro de linha na tomada da rede elétrica. Não é garantia de 100% de que suas fontes e câmeras não vão se queimar, mas é uma boa prática, recomendada pelos especialistas em instalações elétricas.



Uma recomendação. Não tente fazer manutenção em sistemas de câmeras de segurança sem luva de proteção para eletricista, se no sistema uma ou mais câmera estiver queimada. A causa pode ser a presença de tensão AC da rede elétrica, que pode dar choques perigosos.


Portão Automático modelo basculante

Os Portões Modelo Basculantes: São os mais comuns em condomínios principalmente nos portões internos, porque ocupa menos espaço na garagem, uma vez que ao se abrir o portão fica no alto.

Portões deste modelo trabalham contra a gravidade. Obrigatoriamente tem de ter um contrapeso (caixa cheia de ferro, pedra ou areia) e um sistema de cabo de aço e roldanas, para minimizar a força que o motor faz para levantar e abaixar o portão.

Quanto mais pesada for a folha do portão, mais pesado deverá ser o contrapeso e isto acarreta maior pressão nos cabos de aço que sustentam este contrapeso e a folha do portão.

O contrapeso e a folha do portão podem ser comparados a uma balança antiga de dois pratos. Quando um lado sobe o outro desce, e quanto mais peso se coloca de um lado, mais peso é necessário se colocar do outro lado, para se ter um equilíbrio. Caso contrário o lado mais pesado desce e fica sempre na parte de baixo, requerendo um esforço para este lado subir.

O contrapeso de um portão deve ser próximo ao peso da folha do portão para o motor fazer o movimento de abrir e fechar sem muito esforço.

O motor pode ser instalado no sentido horizontal ou Vertical. Na instalação do motor na horizontal ele fica na parte de cima do portão, e necessita de um motor especial com um braço longo de 2 metros ou mais, dependendo da altura do portão.

A instalação do motor na horizontal é recomendada se o portão for pesado ou com largura superior a 2,70 cm. – porque o motor ficará instalado na parte de cima e no meio da folha do portão, fazendo o movimento desta folha de forma mais uniforme, sem forçar a folha do portão para um dos lados.




A instalação do motor na vertical: o motor é instalado ao lado da folha do portão, em pé. Só é recomendado se a folha do portão for bem leve e não tiver mais de 2,70 cm. de largura. E o portão deve ter rigidez mecânica, porque o motor vai puxar a folha do portão sempre por um lado. Isto tende a empenar este portão com o tempo, e se isto acontecer, um dos lados do portão poderá se prender na coluna lateral (portal), impedindo o fechamento ou abertura do portão.


Para os dois tipos de instalação horizontal e vertical são necessários o mesmo sistema de contrapeso, cabos de aço, roldana, calhas vertical e horizontal. Com pequenas variações no modelo destes acessórios


Motores para Portão da sua Garagem

Se você não sabe comprar, vamos lhe ajudar a comprar o motor compatível com o seu portão. 


O que você precisa saber antes de comprar um motor?

1) Saber a tensão da rede elétrica
2) Saber a potência do motor
3) Saber qual o modelo da folha do seu portão

1) A tensão elétrica do motor

Se vai substituir o motor, a tensão de trabalho já está gravada, geralmente, em uma placa metálica no corpo  do motor. 

Caso vá fazer uma instalação nova dê preferencia usar um motor para 220v. Há uma serie de vantagens trabalhar com esta tensão, os motores consomem menos e têm mais força do que os que trabalham com 110v. 

Sé não sabe qual a tensão disponível no local que o motor vai ser instalado, consulte um eletricista.

2) A escolha da potência do motor

A escolha da potência do motor envolver dois parâmetros: o fluxo do portão e o peso da sua folha.

Em geral quando se fala em potência dos motores para portão, só se pensa na questão do peso da folha do portão. 

Em parte isto está certo, mas mesmo uma folha de portão leve que abre e fecha dezenas de vezes por dia, vai esquentar o motor e reduzir a sua vida útil e até em certos momentos parar de funcionar, por conta de super aquecimento.  

Como Calcular o fluxo de veículos 

Se na garagem tem 1 veículo o portão pode abrir e fechar 1.460 vezes por ano.

Quando o carro sai, o sistema atua para abrir e fechar o Portão. Quando o veículo retorna, se repete os movimentos de abrir e fechar o portão. Assim, em 1 dia normal o portão trabalhou 4 vezes.

4 x 365 dias = 1.460 vezes por ano, que os equipamentos atuaram para abrir e fechar o portão, para uma garagem com apenas 1 veículo.

Multiplique 1.460 pelo número de veículos em sua garagem: 1.460 x .......=.......é o numero de vezes que o portão abriu e fechou em 1 ano.

Como Calcular o peso do portão

Não se pode tirar um portão do lugar e colocar em uma balança para saber seu peso. Não é isto que se espera, mas aqui devemos usar de bom senso e ter muita experiência em instalação de motor para portões.

Mesmo um portão bem leve de alumínio pode se prender em algum ponto e se tornar pesado para o motor abrir e fechar a folha do portão. Por outro lado um portão todo de ferro, pesadão pode estar bem equilibrado e correndo suavemente em seus trilhos pode ser bem leve para o motor abrir e fechar o portão. 

Como regra geral, puxe seu portão com a mão. Tente perceber quantos quilos de força você fez para abrir ou fechar seu portão. Note que não terá uma noção do peso da folha, mas da força que o motor deve fazer para movimentar seu portão no dia a dia. 

3) O modelo do motor está diretamente relacionado com o modelo da folha do portão




Se tem duvidas do modelo de seu portão veja a foto abaixo






Motores para Portões Deslizantes


Motores para 127V. e 220V.




¹




Portão Modelo DESLIZANTE




NOTA:
Para a sua segurança 
na etapa de compra você 
será direcionado para a Amazon.