O portão da garagem só se movimenta para um lado?


O motor do portão da garagem só se movimenta para um lado?

 

Este defeito pode ter 4 causas:


1.Estator de um motor em curto ou com uma das fases abertas.
2.Central que comanda o motor, com um dos relés com defeito.
3.Um dos sensores de fim de curso em curto ou fios em curto.
4.Infravermelho anti-esmagamento desligado ou com fio partido.

Teste o estator do motor: Motores para portão de garagem giram para dois lados, isto para fazer o portão se movimentar para um lado e para outro. O estator destes motores tem dois enrolamentos de cobre.

Estator de um motor para portão de garagem

Desligue o motor da central de comando. Meça a resistência entre o N e as fazes do estator. Veja se as resistências estão iguais, se não há curtos ou se estão abertas.

Teste a central de comando do motor: As centrais para motores monofásicos, em geral tem dois relés responsáveis por chavear a tenção para o motor. Um dos relés e responsável por chavear tensão para o motor girar para um lado e o outro relé para que ele gire para o lado oposto.

Tipos de central de comando para motores de portão de garagem


Com o motor desligado da central, coloque uma lâmpada compatível com a tensão da rede que se está usando para o motor, 110 V ou 220V. Faça a central dar partida usando o controle remoto, para que ela trabalhe um ciclo inteiro, abertura e fechamento. Em um destes ciclos a lâmpada deve acender. Passe a lâmpada para a outra saída do motor e repita o teste. Este teste tem como objetivo ver se os relés estão chaveando tensão para o motor.

Teste os sensores de fim de curso: com um multímetro na escala de resistência e com os ímãs do portão afastados dos sensores, meça a resistência dos sensores. Deve dar resistência alta. Aproxime um ímã de um sensor e a resistência deste sensor deveria ter resistência bem baixa (circuito fechado). Repita o teste no outro sensor.

Sensor de fim de curso para Sistema de Automatização de portão de garagem


Teste o sensor de infravermelho: primeiro faça um teste visual, ao se passar a mão na frente do sensor o seu rele interno se atraca e dá para se ouvir um estalido (caso a saída dele seja por relé). Depois faça uma medição para testar a integridade dos fios.


Infra vermelho para portão de garagem


Nota:
Todos os testes são facilmente realizáveis por quem já possui algum conhecimento de eletrônica básica. Este passo a passo estabelece um roteiro de testes para o caso de motores de portão de garagem que só movimenta o portão para um dos lados.
 

Como Calcular o fluxo de veículos no portão da garagem

Se na garagem tem 1 veículo o portão pode abrir e fechar 1.460 vezes por ano.

Quando o carro sai, o sistema atua para abrir e fechar o Portão. 

Quando o veículo retorna, se repete os movimentos de abrir e fechar o portão. Assim, em 1 dia normal o portão trabalhou 4 vezes.

4 x 365 dias = 1.460 vezes por ano, que os equipamentos atuaram para abrir e fechar o portão, para uma garagem com apenas 1 veículo.

Multiplique 1.460 pelo número de veículos em sua garagem: 1.460 x .......=.......é o numero de vezes que abriu e fechou em 1 ano.

Pegue o valor encontrado e multiplique pelos anos de vida de seu motor. Encontrará o número de vezes mínima que o motor já abriu e fechou o portão.

Não é possível calcular o número de giros dos motores, das engrenagens interna e externa, dos rolamentos, o trabalho dos cabos de aço, contrapesos, etc.

Resumo:

Se os equipamentos para automatizar o portão não forem bem instalados por profissionais experientes, se o motor escolhido não for adequado ao peso e o fluxo do portão, se não tem uma manutenção preventiva eficiente… são dores de cabeça constantes! - 😡






Alarme em portões automatizados com motores

Alarme contra arrombamento de Portão Automático de Garagem.


Os arrombamentos e invasões de prédios na maioria das vezes são pelo portão da garagem. Este tipo de arrombamento é mais comum do que se imagina aqui no Rio de Janeiro.

  • Ladrões contam com a ausência de vigias e porteiros a noite.
  • Geralmente a garagem é o ambiente mais isolado do prédio e facilita a ação de ladrões,
  • A entrada da garagem por ser uma porta grande é mais frágil. É fácil para se quebrar,
  • Motores elétricos não fazem um travamento adequado do portão.


 

Alarme para portão automatico de garagem

Após instalado o alarme não se haverá mudanças no funcionamento do portão automático. Para o usuário abrir ou fechar o portão é só continuar usando o seu controle remoto normalmente.

COMO FUNCIONA A diferença é que um sistema de alarme vigia o portão 24 horas. Se houver uma tentativa de arrombamento, um alarme sonoro de alta potência vai disparar, afugentando o intruso e alertando a todos no prédio que ocorreu uma tentativa de invasão pelo portão da garagem.